Skip to content

Fotografia & Artes Visuais-

críticas & comentários

Com tantos modelos para escolher, por onde começar? Bem, a forma como eu escolho qualquer brinquedo novo  é começando pelo fim. O que você quer fazer? Bem… tirar fotos. Sim, mas que tipo de fotos e o que fazer com elas? O outro assunto em questão é: o quanto você está preparado para aprender?

Vendo que você alcançou o segundo parágrafo, acho que podemos assumir que vocêestá preparado para aprender pelo menos um pouco. Então o que você faz? Você quer algo que possa caber em seu bolso o tempo todo, a fim de fotografar crianças? Quer uma câmera que permite tirar fotos em qualquer condições de iluminação a partir de qualquer distância? Será que vai ser um hobby ou apenas algo instantâneo?

Nos últimos anos eu não vi nenhuma câmera que não tenha um totalmente automático, e a maioria liga o flash automaticamente quando é necessário. Assim você se pergunta porque precisamos de modo manual e modo semi-automático e do livro de instruções. A resposta é que, embora a câmera possa fazer boas fotos na maioria das vezes, às vezes, para obter os resultados que queremos, temos de aplicar um pouco de experiência e selecionar configurações mais apropriados do que as que a câmera automaticamente escolhe.

Antes de escolher uma câmera com muitos botões e mostradores é uma boa idéia considerar se você vai ter tempo de aprender o que todos eles são. Fui cercado por câmeras durante muitos anos e ainda estou aprendendo para que servem  todos os componentes de minha última câmera. Nunca me preocupo em aprender como fazer algo até eu precisar. Então, existem algumas definições escondidas para as quais eu continuo a achar uso. Claro que seria bom se pudéssemos escolher os botões que precisamos e tivéssmos câmeras feitas sob medida na vida real, mas tudo o que podemos fazer é escolher o nível de controle baseado no tanto que nós queremos fazer. Geralmente, a LRI terá mais botões, mostradores e menus do que uma câmera compacta.

LRI ou compacta?

Todas as câmeras no mercado podem ser classificadas em alguns grupos. Os dois maiores grupos são lentes fixas e de lentes móveis. As câmeras de lente fixa tendem, com poucas exceções, a serem menores, mais leves e de bolso, por isso é mais fácil tê-las quando necessário. Bem, essa é a teoria de qualquer maneira, mas eu acho que é mais provável que incomode quando alguém for levá-la à praia ou ao jardim zoológico.

No entanto, mesmo com lentes de foco de hoje, que são maravilhosas, muitas vezes achamos que é muito longe ou muito perto da imagem que queremos, então precisamos mudar de lentes para fotografia distante ou um ângulo mais amplo. A outra grande vantagem dessas câmeras  de lente de reflexo individual (LRI) é que você olha através da lente, em vez de um
visor separado, de modo que o que você vê é o que você fotografa. A desvantagem dessas câmeras LRI é que logo se termina com um pesado saco cheio de gadgets que são menos propensos a levá-los onde quiser. Quanto mais penso em uma câmera compacta por sua praticidade, sei que só me frustraria por seus defeitos, então sempre escolho LRI.

Qual a marca?

Esta é a grande pergunta, para a qual todos querem uma resposta e se sabe que ninguém dará. Se você perguntar a alguém que tem uma câmera, ela dará apoio à marca da câmera que tem, a menos que tenha tido algum problema com ela. Na década de oitenta eu tinha uma loja de câmeras na Inglaterra e nesse tempo muitas pessoas que tinham uma LRI, compravam câmeras compactas “para sua esposa”. Me perguntavam que marca era a melhor e se eu ainda não sabia, eu tentava discretamente saber que marca de LRI tinham para recomendar a mesma marca de câmera compacta. Tentando vender outra marca era como dizer que eles estavam errados e poderia perder uma venda. Então se fosse para eu ter uma boa razão para não recomendar a Canon, Olympus, Nikon, Pentax, ou o que quer que fosse,  e eu não teria. Todas as marcas produzem câmeras similares com preços semelhantes e você obterá o que você paga.

Na minha opinião, os fabricantes que fazem as melhores câmeras de filme, são os japoneses Nikon, Canon, Olympus, Pentax,
Minolta e Contax. Os alemães ( como a Leica) parecem produzir a melhor digital. Eu não confio em marcas cujas tradições estão em outros campos quando boas câmeras estão disponíveis a partir de fontes tradicionais.

Quantos pixels?

Até recentemente, a qualidade das câmeras digitais é medida em número de pixels que elas têm. Agora nós temos câmeras com dezenas de milhões deles, então não é mais uma garantia de qualidade. Na realidade, o número de pixels que você precisa depende do tamanho da impressão desejada. Se você quiser um tamanho de cartão postal ou A5, 4 milhões é perfeitamente adequado. Mesmo para um A4 não há muita diferença entre 4.000.000 e 6.500.000. No entanto, não podemos esquecer que o corte não é nunca vai ser tão perfeito, ele se estenderá apenas uma parte da imagem e, portanto, apenas uma parte dos pixels.

Portanto, a resposta para o pixel é que chegamos a um platô.

Texto da página:

http://www.geofflawrence.com/esp/leccion_de_fotografia_escoger_camara-1.htm#learning

Traduzido e adaptado.