Skip to content

Fotografia & Artes Visuais-

críticas & comentários

Os hippies adoptavam um modo de vida comunitário tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nómada e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a guerra do vietnam e, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religião como o budismo,hinduismo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com os valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas. Eles enxergavam o patriarcalismo,o miltarismo,o poder governamental,as corporações industriais, massificação, o capitalismo e o autoritarismo. Nos anos 60, muitos jovens passaram a contestar a sociedade e a pôr em causa os valores tradicionais.

[woodstock-poster.jpg]

Ainda hoje é discutido o verdadeiro propósito do Festival de Woodstock. Há quem defenda que o Festival deu um novo rumo à humanidade, outros vêem-no como um acontecimento ridículo que pôs fim a uma era de ingenuidade e, como sempre, há aqueles que consideram que o Festival foi uma “festa dos diabos”.
Woodstock, em1969, arrastou mais de 450 mil pessoas para uma uma fazenda em Bethel, nos subúrbios de Nova Iorque. Nos três dias que se seguiram (15, 16 e 17 de Agosto), tudo era permitido: as drogas tornaram-se legais e a liberdade para o amor era total. Estávamos perante um verdadeiro movimento de contra cultura.

[Simbolo.JPG]

Há 50 anos atrás, na Inglaterra nascia o mais famoso símbolo da paz depois da pomba branca.
O símbolo não foi criado originalmente para esse fim. O designer Gerald Holtom criou o símbolo para uma marcha a favor do desarmamento nuclear unindo dois símbolos, utilizados para comunicação por bandeiras, um para “N” (de nuclear) e outro para “D” (de desarmamento), e o círculo representando o planeta Terra.
A ideia era dar a impressão de um homem em desespero com os braços estendidos.
Depois da Inglaterra, o símbolo foi parar aos EUA e daí se espalhou pelo mundo representando vários movimentos a favor da paz, desde a guerra contra o Vietname até a luta contra o Apartheid na África do Sul.
O símbolo já foi interpretado como uma pata de galinha, uma runa que simboliza a morte, um símbolo satânico por lembrar uma cruz invertida e quebrada; e foi utilizado como símbolo de uma marca de cigarros.
Hoje, ainda é utilizado em Inglaterra com o significado original de luta contra as armas nucleares.

Fonte dos textos e imagens: http://hippiesesdica.blogspot.com/

Data de acesso: 05/09/11 às 14:37

Nenhum dos textos e vídeos desta postagem é de nossa autoria.

Anúncios

%d bloggers like this: